domingo, 29 de julho de 2012

Caminhos de Santiago

São inúmeros os caminhos até Santiago. Até agora só fiz o Português, partindo de Barcelos e uma segunda vez de Valença do Minho. Porém este ano aceito o desafio e inicio a minha jornada a partir de Chaves.

A decisão de onde começar o caminho depende de inúmeros factores, com por exemplo o tempo que se tem disponível, a dificuldade do percurso e a facilidade de chegar ao ponto de inicio. Não nos podemos esquecer que temos de contar um dia de viagem para chegar ao ponto de inicio e contabilizar uma dia para regressar de Santiago até casa.

É importante pensar bem o inicio da jornada, de modo a não o ter de fazer km a mais num só dia por forma a compensar. O ideal é ponderar um local em que as etapas não sejam além dos 25 km, pois mais do que isto, diariamente [para quem não está preparado], pode ser um desgaste para o corpo.

Encontrar um guia que nos oriente nem sempre é fácil, mas as credenciais do peregrino podem ser uma ajuda para orientar a rota a tomar.

Alguns dos caminhos são:
  • Caminho Francês [mais procurados]
  • Caminho do Norte [Segue junto ao mar]
  • Caminho Inglês [parte de Ferrol, zona portuária, de chegada de barcos de Inglaterra]
  • Via de La Plata [pelo interior de Espanha, podendo iniciar-se de Portugal a partir de Chaves]
  • Caminho Portugês [bem assinalado a partir do Porto].
Existem outros caminhos a partir de variadíssimos pontos, porém estes são os mais conhecidos e de certo modo com mais facilidades, como por exemplo acesso a albergues.

Sem comentários:

Enviar um comentário