quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Etapas do caminho Francês [em 29 dias]

Uma das situações com a qual tivemos de lidar foi com o escasso número de dias para fazer o Caminho Francês. Mesmo assim, com o feriado da Páscoa, do 25 de Abril e 1 de Maio, conseguimos rentabilizar tudo e ter 31 dias para fazer esta viagem.
Claro que 2 dias são só de viagem para ir ao ponto de partida e para regressar a casa desde Santiago. Assim tínhamos 29 dias de caminhada, propriamente.

Foi um estudo complicado, a maior parte dos guias sugere fazer o caminho em 32 a 34 etapas. Vi Blogs e sites que faziam indicação a 25 dias [mas aqui, os grandes caminheiros estão mais à vontade] e sei que tenho limitações e que mais de 30 km para mim é muito, sendo o ideal entre 20 a 25 km/dia.


E depois claro... albergues existentes  [isso verificámos muitos e que ainda não aparecem nos guias, pois são recentes] e se são privados ou públicos [pois 31 dias de viagem e com baixo orçamento não nos podemos esticar] e se têm ou não cozinha. Assim, após algum estudo verificamos que o mais justo seria este esquema.... Ele foi adaptado a meio do caminho, porque eram para pessoas se juntarem a nós, o que no final não veio a acontecer, o que nos permitiu ter dias mais equilibrados e sem pressa de chegar.

Este foi o nosso percurso de Saint Jean Pied-Port a Santiago de Compostela:


 O que se entende por nível de dificuldade é muito relativo. Aqui o que foi considerado foi as altitudes. Ou seja, o que é classificado como difícil é o terreno em que há uma subida abrupta em relação ao nível do mar. O nível intermédio poderá significar ou uma subida significativa ou uma descida abrupta [pois para algumas pessoas as descidas são mais difíceis pela força que se faz nas coxas e joelhos]. O nível fácil implica um terreno com poucas subidas. Claro que há outros factores que interferem... nomeadamente se o tempo é ou não ameno, pois muitas das etapas em que é considerado fácil não existe praticamente sombras ou locais de abrigo. 

Acho que no entanto tentámos equilibrar tudo... se tiverem possibilidade de ter mais dias, tanto melhor... pois por vezes podemos querer ficar mais tempo por uma zona e/ou descansar e num outro dia andar um pouco mais.

Tanto o Bruno como eu sabemos que conseguimos fazer mais do que 30 km... no caminho Português o ano passado cheguei a fazer 55 km num dia, mas uma coisa é certa.... não desfrutei... Acho que para mim o ideal é como disse 20 a 25 km/dia. 


O que acham desta planificação?

1 comentário:

  1. Olá, consegues indicar-me onde posso arranjar fazer o caminho francês em 25 etapas?

    ResponderEliminar