quarta-feira, 17 de setembro de 2014

6º dia - Ayegui a Torres del Rio

27.6 Km de Caminhada.

Hoje íamos começar a aumentar a dose de caminhada. A maioria dos peregrinos fica em Los Arcos, mas para podermos chegar a Santiago em 29 dias, tínhamos de aumentar o número de Km diários. Aqui começámos a aumentar a fasquia. Os primeiros dias mais ligeiros tinham a intenção de preparar o corpo para umas caminhadas maiores.

Acordamos bem cedo no pavilhão poli-desportivo, fizemos o aquecimento ainda no albergue, vestimos a capa da chuva e lá iniciámos o 6º dia de caminho. Os primeiros 7 Km até Villamayor de Monjardin são sempre por terra batida. O mais chato é estar a chover (vá lá que não é chuva intensa), mas estar por baixo de uma capa faz-nos suar imenso.
Assim que vejo um bocadinho de sol, tiro a capa, mas dá uma trabalheira...

Caminho de Ayegui a Villamayor de Monjardín

Até chegar a Villamayor de Monjardin há uma subida um tanto íngreme, apesar de curta... mas só de a vislumbrar... desespero. Já vos disse que adoro subidas???

Subida até Villamayor de Monjardín

Chegando a esta pequena localidade fomos ao café, aproveitámos como sempre para carimbar a credencial ( a credencial além de permitir o acesso aos albergues, ao ser carimbada garante a Compostela, o certificado de termos feito o caminho. Os últimos 100 km, necessitam de dois carimbos diários). Aqui aproveitámos para comer algo... são 12,4 Km até Los Arcos. Enchemos as garrafas com água na fonte da localidade e seguimos sempre por estrada de terra batida. O caminho é fácil, quase sempre a direito. Uma imensa planície. Apesar de me queixar da chuva, creio que foi melhor assim. Nem imagino este caminho com sol. Poucas ou nenhumas sombras existem. Apesar de ser 12 Km sem localidades, actualmente vai existindo alguns bares com comida e refrescos pelo caminho. Apesar de ser uma fonte de lucro estes bares... posso dizer que manifestamente o caminho também é um negócio, mas  na verdade, facilitam a vida a peregrinos menos incautos.

Eu tento planear o caminho, e sei de peregrinos que levam tenda e saco-cama. Cada um faz o seu caminho. Algo que aprendi no caminho Francês é que não há 'bom' ou 'mau' peregrino. Que pode ser bicigrino ou turigrino. Tudo depende da fé, da crença, do que a pessoa se propõe a fazer. O que é de valor é a transformação. Nem que seja com passinhos de bebé.

Marco no caminho [Navarra]


Pelo caminho encontramos pequenas delicias que nos fazem sorrir e nos dão ânimo para continuar.A viagem fez-se de forma muito agradável. Eu e o Bruno falámos de tudo e de nada. Partilhamos conhecimento. E partilhámos o caminho de mão dada. 


Caminho para Los Arcos

Só parámos à entrada de Los Arcos. Nem acredito que fizemos 12 Km sem uma paragem... à entrada de Los Arcos uma pessoa abriu a garagem, colocou umas máquinas de distribuição de alimentos e temos um refúgio de peregrinos. Acho que tenho de estar grata. E fazer ver que o conforto que tenho diariamente deve ser valorizado. Em Los Arcos, comprámos finalmente selos. Eu e o Bruno no percurso até Pamplona comprámos uns postais ao 'Pedro do caminho'. Um Sr. de orvalho na barba sentado no meio da floresta e que viva da venda de postais. Mas, só hoje conseguimos selos para enviar postais à família. Á saída de Los arcos, Vê-se Sansol/Torres del Rio e são 7 Km quase a direito, vendo o próximo ponto de chegada. É sem dúvida reconfortante. 


Vista para Sansol

São duas vilazinhas separadas por um pequeno rio. Ficámos em Torres del Rio, no Albergue Privado Casa Mari. Tínhamos reservado no dia anterior. Foi o 1º albergue privado onde ficámos. Importa saber que todos os albergues do caminho, não podem ser mais do que o dobro dos albergues oficiais.   Assim, não mais do que 12 Euros, desde que apresentem a credencial.

Albergue Casa Mari
 Na Casa Mari, pagámos 7 euros e apesar de um quarto de 6 pessoas, tivemos sorte e pernoitámos sozinhos. Aqui fomos às compras num mini-mercado local e pudemos cozinhar (para não variar muito: massa com legumes e chouriço). E finalmente tomei um banho de água bem quentinha. O corpo agradece.

Saco de pano para ir as compras [bem ecológico]



Sem comentários:

Enviar um comentário