sábado, 6 de setembro de 2014

1º Dia - De Saint Jean Pied Port a Roncesvalles

27 Km de caminhada.

O inicio foi bem cedo. Acordámos cedo... e com um certo burburinho dos peregrinos a levantarem-se. Mesmo que se queira ficar mais uns minutinhos, há sempre uma luz que se acende, um movimento no quarto. Hoje dormimos 8 no mesmo quarto. Não eram muito para o habitual. Mas o 1º dia há sempre um certo entusiasmo em começar, portanto levantei-me com alma.

A casa de banho em espera para poder ser utilizada. Vestir-me, lavar a cara e os dentes e prontos para o pequeno-almoço. Hoje o albergue providenciava um pequeno-almoço, com direito às baguetes francesas, leite, café, chá, doce e manteiga. Uns saem com uma baguete na mão, outros nem comem, outros, poucos (como eu) gostam de parar para comer.

Pelas 7h30 saímos do albergue, tempo para umas fotografias para relembrar o principio desta longa caminhada, uns alongamentos (a saudação ao sol [yoga] ajuda a esticar os músculos) e prontos para começar. Eu levo o meu 1º cajado ao lado e tenho de me habituar a ele.

Início do caminho em Saint Jean Pied-Port


Logo no começo podemos optar por ir pela rota de Napoleão, ou contornar e ir por Valcarlos. Claro que a nossa mente e o nosso corpo se sentia preparado para os Pirinéus.



Fonte


Iniciamos bem o caminho, muito bem sinalizado e uma 1ª subida suave, mas já se antevia que muito se iria subir. Aqui muitos peregrinos se avistam. Acho que nem os conseguia contar. Vai-se largando um Bon Camiño e sorrisos de reconhecimento do esforço. E aos poucos vamos começando a entrar na paisagem fantástica desta grande montanha. Logo ao inicio travámos conhecimento com o Alessandro, um rapaz italiano a viver em Espanha e que decidiu por uns dias, 2 ou 3 sair pelo caminho para fotografar. É impossível não comunicar com outros peregrinos... acho que para ter tranquilidade, só mesmo caminhos menos conhecidos (o do Norte ou o Primitivo). Claro que o Bruno não perdeu a oportunidade de gozar comigo e dizer entre-dentes: "Tu, tu nunca farias um caminho sozinha, basta me afastar um pouco e fazes logo amigos". Ri-me. É tonto. Mas ele conhece bem a história do meu último caminho, onde fui sozinha.

Fizemos uns quantos Km na companhia do Alessandro, mas como Eu gosto muito de subidas (ou não), fui diminuído a passada. Claro que o Bruno me acompanhou e assim fizemos até ao topo ao meu passo e com tempo para muitas fotografias. Acho que o Bruno se esforço para ir ao meu ritmo. Mas os dias que passámos a treinar em Sintra, foi-nos aproximando cada vez mais. A conhecermos o ritmo de cada um. Apesar de sermos amigos há muitos anos, creio que nos temos aproximado mais, desde o projecto desta caminhada.

Subida da Rota de Napoleão até Lepoeder [Pirinéus].


O meu maior receio era encontrar neve. É sempre uma incógnita. O ano passado em Maio ainda havia neve, este Ano em Abril já não. O meu receio prendia-se com o facto de ser mais complicado encontrar setas, sem falar das tempestades. Ainda há um refúgio quase a chegar ao topo e que é muito importante nestas situações. Mas felizmente o tempo ajudou.

Pouco após a passagem do Col de Lepoeder entramos nos bosques de Roncesvalles. E como são lindos. Têm uma magia inexplicável. A verdade é que do pico até ao albergue quase que nem dei pelo tempo passar. A alguma distância se avista o alto do Hospital de Peregrinos de Roncesvalles [actual albergue], o que me deu muito ânimo para seguir. Quase à chegada ao albergue entramos num bosque lindíssimo e a este momento o sol começava a despontar. Verdadeiramente de retirar o fôlego.

Roncesvalles & O Caminho das Estrelas [Estela de Camino]



Chegámos ao albergue, este com condições fantásticas (se bem que 10 euros), com boa cozinha (mas sem local para adquirir alimentos a não ser máquinas de comida pré-cozinhada). Tivemos que optar ir a um dos dois restaurantes que tinham menu de peregrino a 10 euros. Pelo menos após o estiramento dos músculos, o banho de água quente, tivemos hipótese de descansar sem ter de pensar em mais nada. Pouco depois cama e... acho que dormi o sono dos justos.

Sem comentários:

Enviar um comentário