sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Dia 0 - A chegada a Saint Jean Pied Port

Após a saída apressada do trabalho para ir a correr ultimar os preparativos da mochila, verificar as credenciais [adquirimos uma na sé de Lisboa, só em caso de chegarmos demasiado tarde a Saint Jean e não adquirirmos as de lá], os cartões [de saúde europeu, cartão de cidadão e multibanco] veio o corte...

O corte com uma vida anterior, com o medo e vazio, com a expectativa que uma nova viagem a Compostela traz.
O meu corte de cabelo foi simbólico sem dúvida. Não só uma aceitação de tudo o que já passou como a aceitação de um caminho que está por vir. Eu comecei a cortar o meu cabelo à tesoura, mas foi o meu companheiro de viagem [Bruno] que me fez o corte final com máquina. Talvez pente 2 ou 3... Ele foi sem dúvida a transformação final na minha vida.




Este era o antes e o depois. Claro que ao inicio me custou! Daí o lenço... ainda demorou um tanto a aceitar esta transformação.

A viagem demorou horas... longas horas, numa expectativa de quem quer chegar ao ponto de partida. Começar a andar, e a estar em contacto com a natureza. De Lisboa a Madrid eu e o Bruno fomos em lugares distantes. Tive pena de não poder estar próxima.

 Só às 19h do dia seguinte chegámos a Saint Jean Pied-Port. À chegada centenas de peregrinos, para além dos que já tinham chegado, os que vieram de autocarro connosco e os que chegavam de táxi. Acho que nunca tinha visto tanto peregrino junto. De seguida fomos à procurar do Albergue que tínhamos reservado. Por ser feriado e inicio da peregrinação massiva a Santiago, achámos por bem reservar o 1º albergue. Ficámos no "Le Chemin vers l'Etoile", o Eric acolheu-nos muito bem, optámos por jantar lá e foi muito bom para receber algumas dicas sobre os Pirenéus e para os principiantes informações importantes sobre hidratação durante a caminhada, a mochila.

Lá conhecemos algumas pessoas =) uma delas que soube do caminho 4 semanas antes e decidiu partir à aventura de bicicleta, sem saber andar naquele tipo de piso. Esta rapariga que decidiu cortar o cabelo como eu, é que convínhamos é bem mais fácil tomar banho e poupar peso do champô assim com o cabelo.

Depois do jantar fomos até à Rue de La Citadelle para adquirir a Caderneta de Saint-Jacques, na associação dos amigos do caminho. Aqui todos são voluntários e a credencial é por donativo. Estando aberta até às 22h, pois há peregrinos a chegar a todas as horas.

Deitámo-nos cedo, o caminho aguardava-nos madrugadores no dia seguinte.

Sem comentários:

Enviar um comentário